Loading...

Alta latência nos processadores AMD no Windows 11

 

Clique para ver a imagem em tamanho original

Com o lançamento do Windows 11, tivemos problemas relacionados a perca de desempenho nos processadores da gigante AMD, podendo até mesmo chegar de 15% a 20% dependendo da aplicação e com a última atualização que foi gerada foi causada uma perca de 6 vezes mais que a anterior na latência de cache de acordo com tom's hardware, confira a seguir.

 

Clique para ver a imagem em tamanho original

Colocamos alguns dos principais chips AMD Ryzen de nossa lista de Melhores CPUs para jogos por meio de vários benchmarks de jogos e testes direcionados para ver a extensão do bug do Windows 11 recém-anunciado que reduz o desempenho dos processadores AMD.

Como você verá em nossos extensos benchmarks de CPU abaixo,descobrimos que a latência L3 da AMD pode ser até seis vezes maior no Windows 11 em comparação com o Windows 10, e que a largura de banda L3 pode ser até 12X maior no Windows 10. Não o fizemos Não vejo impactos tão severos em nossos testes de jogos, com nossas maiores diferenças entre o Windows 10 e 11 pesando 7% em um título de jogo, enquanto outros são muito mais silenciosos. Notavelmente, testamos a primeira atualização do Windows 11 que realmente piorou o bug.

O anúncio da AMD na semana de que ela e a Microsoft estavam investigando juntos dois bugs que prejudicam o desempenho do Windows 11 foi surpreendente, especialmente porque a AMD diz que eles afetam todos os processadores AMD compatíveis com o Windows 11 e podem reduzir o desempenho dos jogos em até 15% em alguns eSports títulos e 3-5% em aplicativos de PC desktop. O bug afeta no máximo os chips com mais de oito cores, então também testamos o Ryzen 9 5900X de 12 núcleos que domina nossa hierarquia de benchmark de CPU.

Francamente, os bugs não poderiam vir em pior hora: a Intel está prestes a lançar seus aparentemente potentes chips Alder Lake que podem virar a vantagem a seu favor. Para piorar as coisas para a AMD, o Windows 11 tem novas otimizações de agendador especificamente para Alder Lake, portanto, os revisores usarão o novo sistema operacional para testes. Isso levanta preocupações de que o bug possa resultar em comparações injustas.

É surpreendente que dois bugs graves tenham passado pelas equipes de QA da AMD e da Microsoft - os primeiros relatórios do bug L3 surgiram em fóruns há vários meses, enquanto os entusiastas testavam as compilações de pré-lançamento do Windows 11.

 

Clique para ver a imagem em tamanho original

Além disso, a AMD relata que seu recurso UEFI CPPC2 (Collaborative Power and Performance Control 2), uma tecnologia que ajuda a direcionar o trabalho levemente encadeado aos núcleos mais rápidos do chip, também tem problemas que podem impactar aplicativos levemente encadeados (como jogos). A AMD afirma que esse bug é mais detectável em chips com mais de oito núcleos e TDP> 65W.

A AMD e a Microsoft estão investigando em conjunto, e uma atualização de software para corrigir o problema do CPPC2 e um Windows Update para remediar os problemas de latência L3 estão em andamento. A AMD diz que ambos devem chegar em outubro de 2021 (este mês). (Notavelmente, esses problemas são separados dos problemas de desempenho em torno das configurações de segurança VBS e HVCI recomendadas pela Microsoft que causaram protestos. Colocamos esses problemas à prova na semana passada.)

As versões básicas das correções já estão em compilações de visualização atuais do Windows, mas ainda não são definitivas. Estamos colocando os problemas do Windows 11 em teste e faremos testes de pós-correção quando os patches chegarem ao público em geral.

Podemos ver mudanças dramáticas em nossas medições de latência de cache e largura de banda abaixo, mas não vimos um impacto tão profundo na seleção de jogos que testamos. No entanto, é digno de nota que o conselho da AMD afirma que o bug afeta tanto a "latência de cache L3 medida e funcional", o que significa que os resultados que medimos com microbenchmarks também são indicativos do desempenho recebido por alguns aplicativos. Naturalmente, a latência mais alta afetará alguns processadores e jogos / aplicativos AMD mais do que outros.

A AMD é tímida com os detalhes de quais aplicativos e jogos são afetados, e a empresa até ajustou sua consultoria para remover a menção original de títulos de eSports. Isso torna um pouco difícil restringir nossos testes aos jogos afetados, mas ainda temos muitos testes de jogos para examinar, sem mencionar os testes de cache e do Infinity Fabric. Em ambos os casos, examinaremos onde as coisas estão agora e reavaliaremos depois que a AMD e a Microsoft emitirem os patches.

Fonte: gamevicio

About
Formado em Engenharia da Computação, empolgado por anime, filmes, games e series e sem falar com a incrível habilidade de jogar qualquer game, bem que queira, mas sou empolgado mesmo.