A NVIDIA sempre foi um dos principais nomes do mercado se tratando de placas de vídeo. A empresa sempre busca trazer inovações, evoluindo o que há de melhor em tecnologia e entregando uma performance de alto nível.
Um dos principais modelos da empresa é a placa de vídeo GTX 1650, a qual foi lançado originalmente em 2019, mas ainda hoje é uma das mais placas de vídeo mais buscadas pelos consumidores, entregando um ótimo desempenho com um excelente custo-benefício para quem está planejando montar um PC Gamer em uma época onde as placas de vídeo estão tão caras.
Para ajudar você a decidir na hora de adquirir essa placa de vídeo, trouxemos este artigo com todos os detalhes que você precisa saber a respeito da GTX 1650.
Especificações Técnicas
GTX 1650 - GDDR5 | GTX 1650 - GDDR6 | |
---|---|---|
Clock Base | 1485 | 1410 |
Clock Boost | 1665 | 1590 |
Núcleos CUDA | 896 | 896 |
Memória | 4 GB | 4 GB |
Velocidade da Memória | 8 Gbps | 12 Gbps |
Largura de Banda da Memória | 128 | 192 |
Temperatura máxima | 92 | 94 |
Consumo | 75 W | 75 W |
Lançada originalmente em 2019, a placa de vídeo GTX 1650 é uma GPU mid-range até mesmo para os dias atuais, entregando uma boa performance, mesmo em jogos lançados mais recentemente, mas com um preço mais em conta.
A GTX 1650 possui duas versões, uma com memória do tipo GDDR5 e outra GDDR6. Ambos os modelos vêm equipados com 896 núcleos CUDA, os quais ajudam a realizar cálculos mais complexos para a física nos jogos.
Se tratando da velocidade dos núcleos dessa placa, a versão com GDDR5 possui uma frequência base de 1485 MHz, podendo chegar até 1665 MHz quando em modo boost. Já a versão com GDDR6 conta com uma frequência de 1410 MHz e 1590 MHz em boost.
Apesar de contar com uma frequência menor, a versão com GDDR6 traz uma velocidade de memória muito mais rápida, com 12 Gbps. Enquanto isso, a GDDR5 possui uma velocidade de apenas 8 Gbps. Ambas as versões da placa contam com suporte ao DirectX 12, garantindo compatibilidade com qualquer jogo recém-lançado.
Fazendo uso da arquitetura Turing, a substituta da tecnologia Pascal utilizada nas placas da série 10, a GTX 1650 é um dos melhores modelos para quem deseja aproveitar os jogos em uma boa qualidade na resolução Full HD, mas sem precisar desembolsar valores exorbitantes.
Tecnologia Turing

A GTX 1650 é uma placa da série Geforce 16, a qual faz uso da tecnologia Turing da NVIDIA, a mesma arquitetura que também é utilizada nas placas da série 20, embora sem a presença do Ray Tracing e os núcleos Tensor.
Ainda assim, a arquitetura Turing consegue trazer diversos benefícios para a placa de vídeo GTX 1650. Essa tecnologia permite um desempenho muito melhor nos jogos comparado às antigas arquiteturas da NVIDIA, com uma velocidade maior de processamento.
O Turing também traz uma eficiência de energia muito maior, com uma economia de 1.4x superior aos modelos antigos, garantindo um melhor custo-benefício ao longo do tempo e um nível de temperatura que aumentará o tempo de vida útil da GTX 1650.
Conexões
A placa de vídeo GTX 1650 conta com os tipos de conexões básicas, trazendo saídas DVI, HDMI e DisplayPort, com uma porta de cada. Essas três são as mais usadas atualmente pelos monitores, entregando uma alta qualidade de imagem e performance.
As saídas HDMI e DisplayPort conseguem entregar áudio e vídeo simultaneamente. Enquanto isso, o DVI transmite apenas vídeo, necessitando de um saída externa para trazer áudio.
Consumo
A placa de vídeo GTX 1650 conta com uma arquitetura construída com base no processo de 12 nanômetros, o qual possui um uso de energia altamente efetivo, o que significa que ela consegue entregar uma performance maior utilizando bem menos energia.
Essa placa possui um consumo máximo de apenas 75 W, ajudando no consumo de energia com o tempo. Além disso, ela exige uma fonte com capacidade mínima de 300 W, a qual pode ser adquirida por um valor bem em conta.
GDDR5 vs GDDR6

Com a placa de vídeo GTX 1650 possuindo duas versões com tipos de memórias diferentes, é importante saber a diferença entre GDDR5 e GDDR 6 e o que cada uma delas significa.
GDDR5 foi por muito tempo o modelo de memória mais rápido e ainda hoje é um dos mais usados pelos jogadores. Vindo como substituto do GDDR4, ele traz uma velocidade muito maior, conseguindo chegar até 8 GB por segundo. Já o GDDR6 é o modelo mais recente de memória, sendo um avanço da GDDR5, apresentando uma velocidade máxima de 16 GB por segundo.
Por ser uma versão mais recente, o GDDR6 consegue apresentar uma performance muito melhor, entregando uma velocidade superior. Além disso, o GDDR6 possui um consumo de energia bem menor.
Com uma velocidade maior e um melhor uso de energia, a GDDR6 se sobressai em todos os aspectos em relação ao GDDR5. No entanto, como era de se esperar, ela apresenta um preço mais elevado.
Desempenho nos Jogos
Se tratando de desempenho, a placa de vídeo GTX 1650 não faz feio. Ainda que conte com apenas 4GB de memória, ela ainda consegue entregar um excelente resultado, mesmo em jogos mais atuais.
Em The Witcher 3, um jogo de mundo aberto que exige muito do hardware, a GTX 1650 consegue manter uma média de 60fps em sua versão GDDR5 em 1080p com diversas das configurações gráficas no Ultra.
Enquanto isso, a versão GDDR6 da GeForce GTX 1650 consegue um resultado levemente melhor, trazendo na maioria dos jogos um ganho de 5 até 10fps. Em The Witcher 3, ela mantém uma média de 66fps.
Em jogos mais leves, o resultado é ainda melhor. Em Resident Evil 3, nas configurações gráficas alta e em 1080p, a versão de GDDR5 mantém uma média de 80fps, enquanto a GDDR6 fica em 86fps.
Para quem prefere jogos competitivos, essa placa também é uma excelente escolha. Ambas as versões conseguem passar dos 150fps em Counter Strike: Global Offensive, mesmo com configurações gráficas mais altas.
Se estiver disposto a sacrificar um pouco dos gráficos, essa placa também pode se tornar viável para resoluções maiores que o Full HD, sendo capaz de rodar em 1440p ou até mesmo 4K.
Em 1440p, com configurações gráficas médias, a GTX 1650 consegue se manter acima dos 70fps em jogos como Forza Horizon 4 e Final Fantasy XV. Alguns jogos mais leves, como Rocket League e Valorant, conseguem chegar aos 60fps mesmo no Ultra.
Já o 4K possui um impacto maior sobre a performance. Mesmo em configurações gráficas médias, a GTX 1650 ainda tem dificuldades de se manter acima dos 60fps, com exceção de jogos que não exigem tanto do hardware, como Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends. No entanto, caso não se importe de jogar a 30fps, é possível aproveitar essa resolução mais alta em diversos jogos.
Preço
A versão com memória GDDR5 da placa de vídeo GTX 1650 possui um preço menor, chegando a custar R$1.199. No entanto, atualmente é uma tarefa difícil encontrá-la disponível no mercado. Já a versão GDDR6 possui uma disponibilidade muito maior. É possível encontrá-la disponível nas principais lojas de hardware a partir de R$ 1.999,90.
Pela diferença pequena de desempenho, pode valer a pena adquirir a versão de GDDR5 caso você consiga encontrá-la disponível. Ainda assim, a versão GDDR6 ainda apresenta um excelente custo-benefício.
Tecnologias NVIDIA

As placas de vídeo da NVIDIA possuem diversas tecnologias exclusivas da empresa, e a GTX 1650 consegue fazer uso de diversas delas, trazendo funções que aprimoram a experiência do jogador.
O GeForce Experience é um software completo da NVIDIA, trazendo várias ferramentas que facilitam a vida do usuário. Entre suas principais funções, está a possibilidade de instalar rapidamente os novos drivers da sua placa.
Esse software avisa ao usuário cada vez que a NVIDIA libera um novo drive, permitindo que os jogadores possam instalar facilmente sem a versão mais recente compatível com sua placa de vídeo.
O aplicativo GeForce Experience também permite que você tire prints dos seus jogos ou faça gravações das suas melhores jogadas, podendo até mesmo transmitir seus jogos ao vivo diretamente no YouTube.
Para que você não precise ficar procurando a configuração gráfica ideal para cada jogo, o GeForce Experience consegue configurar automaticamente todos os jogos instalados para as melhores opções gráficas que seu hardware suporta.
Por fim, para quem gosta de configurar cada detalhe do seu jogo, a NVIDIA conta com opções de filtros personalizados, permitindo que você ajuste cada detalhe, como a intensidade das cores, o contraste e até a nitidez.
Principais Modelos
Há uma grande variedade de modelos disponíveis da GTX 1650, com várias marcas produzindo sua própria versão, trazendo aprimoramentos únicos para tentar entregar a melhor experiência ao usuário.
Pensando nisso, separamos uma lista com os quatro melhores modelos disponíveis atualmente da GTX 1650.
Gigabyte GeForce GTX 1650 4GB GDDR5

- Clock base: 1485 MHz
- Clock boost: 1815 MHz
- Memória de Vídeo: 4 GB GDDR5
A marca Gigabyte é uma das melhores escolhas em placas de vídeo, com produtos de alta qualidade. A versão da GeForce GTX 1650 da empresa se destaca pela sua frequência de memória.
A GTX 1650 da Gigabyte consegue chegar a uma frequência de até 1815 MHz, superior aos outros modelos. No entanto, ela acaba ficando um pouco para trás devido ao fato de usar memória GDDR5.
Asus NVIDIA GeForce GTX 1650

- Clock base: 1755 MHz
- Clock boost: 1785 MHz
- Memória de Vídeo: 4 GB GDDR6
Outra grande marca de GPUs é a Asus, e sua versão da GeForce GTX 1650 não decepciona, entregando um alto nível de clock e um desempenho de alto nível. Sua vantagem fica no uso da memória GDDR6, a qual entrega uma performance superior e um maior custo-benefício graças a uma redução no consumo de energia.
No entanto, apesar de já possuir um clock base alto, em modo boost essa placa da Asus não consegue ir muito além, tendo um aumento pequeno.
MSI NVIDIA GeForce GTX 1650 D6

- Clock base: 1620 MHz
- Clock boost: 1710 MHz
- Memória de Vídeo: 4 GB GDDR6
O modelo da MSI conta com os benefícios da memória GDDR6 para uma melhor performance, mas acaba ficando para trás no valor do clock, sendo inferior aos outros modelos nesse aspecto.
Ainda assim, ela consegue apresentar uma ótima performance, por um preço mais em conta que os outros modelos com GDDR6, sendo uma ótima opção para quem deseja um equilíbrio entre poder e preço.
Zotac NVIDIA GeForce GTX 1650

- Clock base: 1485 MHz
- Clock boost: 1695 MHz
- Memória de Vídeo: 4 GB GDDR5
Por último temos o modelo da Zotac. Embora ele ainda conte com uma memória GDDR5 e uma taxa de frequência inferior, seu desempenho não fica muito atrás das outras marcas disponíveis.
O grande trunfo da marca Zotac é seu preço. A empresa costuma oferecer os menores preços disponíveis no mercado, e com a sua versão da GTX 1650 não é diferente, trazendo um excelente custo-benefício.
Conclusão
A placa de vídeo GTX 1650 é uma GPU intermediária, com alguns anos já no mercado, mas que ainda se mantém como uma ótima escolha para aqueles que desejam montar seu setup gamer.
Em uma época onde os preços das placas de vídeos estão exorbitantemente altos e a falta de estoque vem se apresentando como um enorme problema, a GTX 1650 se mantém como um excelente custo-benefício.
Essa placa ainda consegue dar conta até mesmo dos jogos mais modernos e você provavelmente poderá desfrutar dos títulos que ainda estão para lançar, só não espere uma performance de ponta.
Fonte: gamevicio