Loading...

RTX 2060: conheça essa placa intermediária da NVIDIA

As novas RTX da linha 3000 já estão disponíveis no mercado, mas com os atuais preços exorbitantes, acabam não sendo uma opção tão agradável para quem deseja montar seu PC Gamer ou simplesmente fazer um upgrade em sua máquina.


Devido a isso, as placas RTX da linha 2000 acabaram se tornado uma opção muito mais atrativa, especialmente para quem deseja fazer uso das novas tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, mas sem precisar gastar muito.


A placa de vídeo RTX 2060 é a que apresenta o melhor custo benefício dessa linha, entregando uma performance de nível alto por um preço bem mais em conta, sendo muito procurada atualmente pelos jogadores.


Pensando nisso, elaboramos esse artigo, onde apresentaremos todas as especificações técnicas da placa de vídeo RTX 2060, detalhando todas as suas principais características e vantagens para os interessados em adquiri-la.


Especificação Técnica


Clique para ver a imagem em tamanho original
  1. Clock Base: 1365 MHz
  2. Clock Boost: 1680 MHz
  3. Velocidade da memória: 14 Gbps
  4. Memória: 6 GB
  5. Tipo de Memória: GDDR6
  6. Núcleos CUDA: 1920
  7. Resolução Máxima: 7680x4320
  8. DirectX: 12
  9. OpenGL: 4.5
  10. Fonte Mínima Recomendada: 450 W


A placa de vídeo RTX 2060 faz uso da arquitetura Turing da NVIDIA, e também é o modelo mais básico para lidar com o ray tracing em tempo real, graças a inclusão, graças a inclusão de núcleos próprios para o processamento.


Equipada com 6 GB de memória GDDR6, capaz de alcançar o dobro da velocidade da GDDR5, enquanto mantém o consumo de energia no mesmo nível, com uma velocidade de memória de 14 Gbps.


Além disso, a placa de vídeo RTX 2060 conta com 1920 núcleos CUDA, os quais realizam cálculos complexos, como de física. Por fim, ela conta com um clock básico de 1365, mas pode chegar até 1680 quando em modo boost.


Para quem procura extrair ainda mais poder, a placa de vídeo RTX 2060 vem com um sistema de alimentação de 6 fases de última geração e ventoinhas axiais duplas de 13 pás com uma nova câmara de vapor, diminuindo bastante a temperatura, útil especialmente na hora de realizar overclock. Obviamente, o sistema de alimentação e resfriamento varia de acordo com o modelo da RTX 2060 em questão. Alguns modelos customs mudam radicalmente o projeto padrão.


A grande novidade das RTX são as tecnologias de Ray Tracing e DLSS, as quais tornam a placa de vídeo RTX 2060 uma excelente escolha em comparação com sua linha antecessora, a série GTX.


Veja Também:

 


O Que é Ray Tracing?

 

Clique para ver a imagem em tamanho original


O Ray Tracing é uma técnica de renderização que produz efeitos de iluminação realista em tempo real. Graças aos núcleos implementados especificamente para isso, as RTX consegue calcular um algoritmo que traça o caminho da luz, simulando da forma que ocorre na realidade.


O resultado são efeitos mais próximos do que vemos na vida real, com as sombras se comportando de forma realista, e os espelhos e superfície refletindo exatamente o que se encontra na sua frente.


Essa tecnologia traz um visual muito mais realista e bonito aos jogos, sendo uma das principais característica da nova geração de placas da NVIDIA e dos jogos que estão para serem lançados.


O Ray Tracing tem se mostrado como a tecnologia mais promissora do momento, trazendo uma grande melhoria gráfica aos jogos, tornando eles muito mais próximos do tão buscado fotorrealismo.


Por ser uma tecnologia nova, que está aos pouco sendo introduzida, ainda há muito o que evoluir, especialmente se tratando de performance, mas já tem demonstrado excelentes resultados nos jogos que começaram a utilizá-la.


O Que é DLSS?

 


Com os jogos cada vez mais pesados devido a gráficos mais realistas e o uso de tecnologias avançadas, como o próprio Ray Tracing, vem se tornando um desafio rodar os jogos com uma performance satisfatória, especialmente para aqueles que utilizam resoluções maiores.


Pensando nisso, a NVIDIA desenvolveu uma solução chamada DLSS, a qual consegue tirar uma grande carga de processamento do hardware sem fazer grandes sacrifícios na qualidade da imagem.


O DLSS basicamente gera os frames de uma imagem em uma resolução menor do que a exibida, e então utiliza uma IA treinada para realizar upscale desses frames para a resolução nativa do jogo.


O resultado é uma imagem mais nítida do que se estivesse rodando em uma resolução menor, mas sem exigir tanto do hardware ao rodar em resoluções maiores, como em 4K, entregando uma performance muito superior.


Graças ao DLSS, as placas agora também podem contar com um ciclo de vida ainda maior, permitindo que, mesmo quando novas placas chegarem ao mercado, essas mais antigas ainda consigam se manter funcionais por mais tempo.


Performance


O ponto principal de qualquer placa é a performance que entrega nos jogos, e nesse quesito a placa de vídeo RTX 2060 não faz feio, entregando um excelente desempenho até mesmo nos jogos mais pesados disponíveis no mercado.


Para aqueles ainda com um monitor 1080p, a RTX 2060 se mostra uma placa poderosa. Em diversos testes realizados, ela conseguiu se manter acima da faixa dos 60fps, mesmo quando em configurações gráficas no máximo.


No recém-lançado Resident Evil Village, a RTX 2060 conseguiu se manter acima dos 90fps, com gráficos nas configurações máxima e em resolução 1080p. Mesmo com o Ray Tracing ligado, ela ainda manteve um ótimo resultado, variando entre 50 a 60fps.


Em uma qualidade alta, a RTX 2060 conseguiu manter uma performance estável noRed Dead Redemption 2, um jogo conhecido por ser exigente em hardware, alcançando os 60fps com facilidade durante os testes realizados.


Para jogos mais leves e bem otimizados, como é o caso de Doom Eternal, a placa consegue ir ainda mais além. Nesse FPS frenético, a RTX 2060 chegou a passar a barreira dos 100fps, com as configurações gráficas todas no Ultra.

 

Clique para ver a imagem em tamanho original


Embora seja uma excelente placa para quem procura uma experiência em 1080p, a RTX 2060 ainda é uma placa intermediária, o que significa que em 4K, ela já não possui a mesma facilidade para manter uma boa performance.


Rodando em resolução 4K, com as configurações gráficas no muito alto, Shadow of the Tomb Raider se manteve na média dos 30fps, um desempenho talvez abaixo do esperado pela maioria dos jogadores de PC. The Witcher 3: Wild Hunt já conseguiu um resultado mais positivo, ficando na casa dos 50fps, mesmo com gráficos no alto.


Ainda é possível diminuir a qualidade gráfica dos jogos, ajustando o preset de acordo com as necessidades, conseguindo alcançar uma performance melhor para quem ainda deseja manter a resolução em 4k.


No entanto, o grande brilho da placa é sua opção de DLSS, a qual chega a trazer um ganho enorme de performance em alguns jogos, possibilitando até mesmo um bom desempenho com o Ray Tracing ativado.


Em Control, a RTX 2060 conseguiu alcançar um ganho de até 30fps ao apenas ativar o DLSS, chegando a casa dos 100fps. Mesmo com o Ray Tracing ativado, o jogo ainda manteve uma performance adequada, variando entre os 55 a 65fps.


Com Call of Duty: Warzone, o resultado foi ainda mais positivo. Sem o DLSS o game se manteve nos 90fps, com a tecnologia ativa ele conseguiu alcançar os 120fps, no modo qualidade. Já com o DLSS em modo Ultra Performance, o ganho foi ainda maior, chegando em 150fps.


Embora o 4K não se mostre uma opção tão viável para a RTX 2060, para aqueles que procuram uma resolução maior, o 1440p se apresenta como uma escolha possível, entregando uma boa performance junto com uma qualidade de imagem superior ao 1080p.


Em 1440p, Wath Dogs com as configurações gráficas no Ultra conseguiu manter uma média de 50fps, sendo possível passar dos 60fps com alguns ajustes no preset gráfico. Batman: Arkham Knight obteve resultados ainda melhores, ficando com uma média de taxa de quadros acima dos 80fps.


Com o uso do DLSS, Red Dead Redemption 2 conseguiu até mesmo passar dos 70fps em 1440p, embora alguns ajustes nas configurações gráficas foram necessárias para manter este nível. Mesmo assim, não deixa de ser um resultado realmente incrível para uma placa que já é um modelo "antigo", levando em considerações as novas opções da NVIDIA.


Veja Também:


Design

 

Clique para ver a imagem em tamanho original

Para a RTX 2060, a NVIDIA manteve um design limpo e simples. Ela conta com duas ventoinhas de 10mm para dissipar o calor, as quais costumam se manter bem silenciosas, nunca atrapalhando fazendo barulhos altos o bastante para atrapalhar o som do monitor.
 

No quesito temperatura, a RTX 2060 também traz um excelente desempenho, conseguindo eliminar o calor de forma eficiente, se mantendo dentro de um valor adequado para uma placa desse porte. Nos testes realizados, a placa chegou ao máximo de 74 graus ao rodar jogos que exigem mais do hardware.
 

Um dos grandes destaques da placa é sua eficiência no uso de energia. A RTX 2060 chegou a utilizar no máximo 160W, nunca passando desse valor.
 

A RTX 2060 utiliza um cabo de energia com oito pinos, sendo de fácil instalação. Nas saídas de vídeo, a placa conta com uma porta DVI, uma HDMI, duas DisplayPort e uma USB Type-C. Essa porta USB pode ser usada tanto para headsets VR, como uma entrada a mais para você conectar seus dispositivos no PC.
 

Para quem gosta de manter seu gabinete com um visual mais organizado, a RTX 2060 é uma placa bem compacta, ocupando pouco espaço no interior, facilitando na hora de ajeitar os cabos. Essa placa conta com 22.9 cm de comprimento, 11,3 cm de largura e 3.5 cm de altura.
 

Tecnologias NVIDIA

 

Clique para ver a imagem em tamanho original

Além do DLSS, a RTX 2060 conta com outras tecnologias exclusivas da NVIDIA disponíveis. Entre elas temos o NVIDIA GeForce Experience, um painel que apresenta diversas funções para os donos de uma GeForce.
 

Através dele você pode gravar vídeos, fazer capturas e até mesmo transmitir seu jogo na internet para que outros assistam. O NVIDIA GeForce Experience também sempre mantém os drivers da sua placa atualizados e otimiza automaticamente os jogos para o seu hardware.
 

Já o Overlay permite que você acompanhe a performance do seu jogo graças a um contador embutido ou faça alterações gráficas com o Filtro de Jogo, o qual possui a opção de realizar diversos ajustes no jogo, como a saturação das cores ou a nitidez da imagem.
 

O NVIDIA Highlights é outra função bem interessante, a qual grava automaticamente as suas melhores jogadas, seja ao realizar vários abates seguidos ou ganhar uma corrida enquanto deixa seus rivais comendo poeira.
 

Preço

 

Atualmente o preço para adquirir uma nova placa de vídeo vem se mostrando como um enorme contratempo devido aos valores exorbitantes, especialmente para quem procura os hardware mais recentes.
 

A RTX 2060 tem se mostrado uma ótima escolha nesse momento, sendo a placa mais barata da linha RTX no mercado, mas ainda assim entregando uma performance adequada para os jogadores mais exigentes.
 

No momento, é possível encontrar a RTX 2060 por um valor médio de R$ 4.000, o menor preço que encontramos foi R$ 3.921. Para aqueles que tiverem paciência, também é válido esperar uma promoção, já que nos últimos meses, o valor dela caiu diversas vezes para R$ 3.599.
 

É importante também mencionar a constante flutuação do mercado brasileiro em termos de preço. Caso você acesse este artigo após alguns meses de sua publicação a perspectiva de preço pode ser completamente outra.
 

O preço menor que as RTX mais potentes, mas com um desempenho ainda formidável, tornam essa uma excelente placa de entrada/intermediária, para quem está buscando uma opção que contemple tecnologias mais atuais.
 

Conclusão

 

A placa de vídeo RTX 2060 se mostra como uma excelente escolha para quem deseja um hardware atual capaz de rodar os jogos atuais com uma performance estável e um nível gráfico satisfatório.
 

Ela traz todas as tecnologias mais atuais disponíveis no mercado de placas de vídeo, como o tão falado Ray Tracing, mas por um preço bem mais em conta do que as outras RTX, sendo um excelente custo-benefício.
 

Graças ao DLSS, a RTX 2060 consegue ir além e ter uma grande melhoria em seu desempenho. Além disso, essa tecnologia da NVIDIA permitirá que ela dure por muitos anos ainda, dando conta dos novos lançamentos.
 

Para aqueles que querem extrair o máximo de gráficos, e especialmente fazer uso da resolução 4kK a RTX 2060 talvez não seja a melhor escolha, mas aqueles que só desejam alcançar uma boa performance, ao mesmo tempo que tenham acesso às tecnologias atuais, essa placa se mostra como uma excelente escolha.

Fonte: gamevicio

About
Formado em Engenharia da Computação, empolgado por anime, filmes, games e series e sem falar com a incrível habilidade de jogar qualquer game, bem que queira, mas sou empolgado mesmo.